Pelo segundo ano consecutivo, os níveis das águas do Canal Tamengo e do Rio Paraguai caíram drasticamente devido à seca que atinge quase toda a América do Sul. A situação dificulta o trânsito normal das barcaças que entram nos portos bolivianos pela Hidrovia Paraguai-Paraná através do Canal de Tamengo, relatou o jornal El Deber.
Segundo dados da Diretoria de Meteorologia e Hidrologia do Paraguai, a poucos quilômetros da fronteira com a Bolívia, no porto brasileiro de Ladário, no rio Paraguai, o nível da água atingiu apenas 0,58 metros no domingo, 15 de agosto. Os pontos mais críticos estão no território paraguaio, com os níveis mais baixos registrados nas cidades de Río Aguaray (0,04 m) e Naranjahai Villeta (0,29 m).
A Câmara dos Exportadores de Santa Cruz (Cadex) indicou que, pelo segundo ano, em função de fenômenos climáticos cíclicos, o Canal do Tamengo, assim como o restante da Hidrovia Paraguai - Paraná, está sofrendo uma redução do nível das águas: “Esta situação torna necessário colocar restrições de calado para evitar que os navios encalhem em fases críticas. Prevê-se uma recuperação do nível das águas até ao final deste ano e esta situação não se repetirá até ao próximo ciclo de marés baixas. ”
Nenhum comentário:
Postar um comentário