O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e da Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq), assinou os contratos de concessão de cinco terminais portuários licitados em abril deste ano, na sexta-feira, 13 de agosto. A participação do setor privado garantiu um investimento de aproximadamente US $ 116,5 milhões para a vigência dos contratos.
Dos quatro terminais de líquidos do Porto de Itaqui, no Maranhão, três ficaram nas mãos da Santos Brasil Participações: IQI03, IQI11 e IQI12. O IQI13 foi atribuído ao Terminal Químico de Aratu (Tequimar). “Esta cerimónia é extremamente significativa. Agora que os projectos estão a começar a desenvolver-se, já podemos constatar que o valor do investimento vai ultrapassar o inicialmente previsto”, afirmou o ministro da Infra-Estrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Ao todo, os terminais portuários do Itaqui possuem oito tanques para armazenamento de derivados de petróleo, principal carga do porto, que movimenta 5,9 milhões de toneladas e deve atingir 17,9 milhões de toneladas em 2060.
O terminal portuário de Pelotas, no Rio Grande do Sul, para carga geral e madeira, foi adquirido pela CMPC Celulose Riograndense por US $ 1.905.143 em uma única oferta. O PEL01 é o único destinado ao manuseio de toras de madeira na região, constituindo um importante elo da cadeia logística para a produção de celulose. Os investimentos previstos com a concessão são de US $ 3,0 milhões.
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