terça-feira, 7 de maio de 2024

Transportadoras de carga aérea latino-americanas têm crescimento interanual de 9,2% em março


A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou dados para os mercados globais de carga aérea relativos a março de 2024, mostrando forte expansão anual contínua da procura.
Em particular, as companhias aéreas latino-americanas registraram um crescimento anual de 9,2% em Março, com um aumento de capacidade de 7% em relação ao ano passado. 

A LATAM, que reportou receitas operacionais totais de 3.321 milhões de dólares no primeiro trimestre do ano, transportou 20,2 milhões de passageiros nesse mesmo período, o que representa um aumento de 19,4% face ao mesmo período de 2019. 2023. Isto é explicado pelo aumento de 32,5% de passageiros transportados no segmento internacional, de 26% nos mercados domésticos das subsidiárias do Chile, Colômbia, Equador e Peru, e de 9,1% no mercado doméstico de a subsidiária no Brasil.

Por outro lado, a procura global reportada pela IATA, medida em toneladas de carga quilômetro (CTK), aumentou 10,3% face aos níveis de março de 2023 (11,4% para operações internacionais). Este é o quarto mês consecutivo de crescimento anual de dois dígitos. Enquanto isso, a capacidade, medida em toneladas-quilômetros de carga disponíveis (ACTKs),  subiu 7,3% ano a ano (10,5% para operações internacionais).  

O comércio transfronteiriço mundial e a produção industrial aumentaram 1,2% e 1,6%, respectivamente, em fevereiro. Além disso, em março, o PMI da produção industrial subiu para 51,9. O IGC para novas encomendas de exportação também subiu para 49,5, permanecendo ligeiramente abaixo do limiar de 50. 

A inflação apresentou perspectiva desigual em março. Na UE e no Japão, as taxas de inflação caíram para 2,6% e 2,7%, respectivamente, enquanto nos Estados Unidos subiram para 3,5%. Em contrapartida, a China teve uma ligeira deflação de -0,01%. Este último dado representa o regresso à deflação após o breve período inflacionário de fevereiro.  

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico relataram um crescimento anual na demanda de carga aérea de 14,3% em março. A procura na rota Ásia-Europa cresceu 2,7 pontos percentuais, para 17,0%, e no mercado interno asiático aumentou 6,7 pontos percentuais, para 11,8%. A capacidade aumentou 14,3% ano a ano. 

Os americanos registraram um crescimento homólogo de 0,9% em Março, o mais fraco de todas as regiões. A procura na rota América do Norte-Europa cresceu 2,9% em relação ao ano anterior, enquanto a rota Ásia-América do Norte aumentou 4,7%. A capacidade em março diminuiu -1,9% ano a ano.  

A Europa apresentou um crescimento anual na procura de carga aérea de 10% em março. A carga aérea intra-europeia aumentou 24,7% em relação ao ano anterior. Nas rotas entre a Europa e o Médio Oriente, a procura cresceu 38,3% em termos homólogos, enquanto entre a Europa e a América do Norte subiu 2,9% em termos homólogos. A capacidade em março aumentou 8,0% ano a ano. 

As companhias aéreas do Oriente Médio registraram um crescimento anual na demanda de carga aérea de 19,9% em março, o maior de todas as regiões. O mercado Oriente Médio-Europa teve o melhor desempenho, crescendo 38,3%, à frente do Oriente Médio-Ásia, que cresceu 19,6% em termos homólogos. 

A capacidade em março aumentou 10,6% ano a ano. Finalmente, as companhias aéreas africanas registraram um crescimento anual na procura de carga aérea de 14,2% em Março. A procura no mercado África-Ásia subiu 2,9%, embora tenha representado uma diminuição de 19,8 ppt face aos resultados de fevereiro e a maior contração nas principais rotas. A capacidade em março aumentou 17,3% ano a ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário