A Portos RS, em conjunto com as demais autoridades portuárias brasileiras e o Ministério de Portos e Aeroportos, está envolvida na campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A estimativa é de que cerca de 1480 toneladas de materiais sejam transportadas ao Estado com doações de água mineral, vestuário, colchões, cobertas, produtos de higiene pessoal, de limpeza, dentre outros não perecíveis. Além de estarem envolvidos na arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, os órgãos também atuam na entrega de todo material que chega pelos portos ao povo gaúcho.
O Terminal de Contêineres Wilson Sons - Tecon Rio Grande será o local de recebimento dos navios que trarão as doações das diversas regiões do país. A previsão é de que as primeiras duas embarcações atraquem no complexo portuário rio-grandino nos dias 19 e 26 de maio.
O Porto do Rio Grande, único do estado gaúcho aberto para operações, já recebeu cerca de 460 toneladas para as vítimas das enchentes. A maior parte dos donativos é composta por água mineral, vestuário, colchões, cobertas, produtos de higiene pessoal, de limpeza, dentre outros itens não perecíveis. A partir do recebimento no porto, os donativos são transportados até o cais público, onde são armazenados e distribuídos pela Defesa Civil do Estado, Exército, Marinha e demais entidades envolvidas.
Juntos, o Distrito Federal e os estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, e Pernambuco estão encaminhando ainda em maio ao Rio Grande do Sul, nesses primeiros dois navios, 25 contêineres de 40 pés carregados com doações, o que equivale a aproximadamente 700 toneladas.
Segundo o presidente da Portos RS Cristiano Klinger estamos todos imbuídos em um único objetivo: salvar vidas. "Vivemos um dos episódios mais tristes da história do Rio Grande do Sul e sabemos que nesse momento a união é a melhor forma de superarmos tudo isso. O envio desses materiais até o complexo portuário do Rio Grande demonstra a solidariedade dos brasileiros. Como autoridade portuária não poderíamos ficar atentos apenas a situação dos portos sob a nossa administração", destaca o presidente.
Destaca-se que algumas dessas operações serão multimodais, por exemplo, as doações que saem das Bases Aéreas de Brasília e de Anápolis/GO. Essas doações vão já conteinerizadas ao Porto Seco de Anápolis, embarcam em composição ferroviária na Ferrovia Norte Sul direto ao Porto de Santos, onde são embarcadas para cabotagem. É uma verdadeira integração logística orientada para o Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário