quinta-feira, 9 de maio de 2024

Sete países latino-americanos discutem em conjunto ações contra os dejetos plásticos marinhos


 

Representantes de sete países latino-americanos se reuniram em Brasília, na semana passada, durante a Reunião e Workshop do Grupo de Trabalho Regional da América Latina, no âmbito do Projeto de Parcerias GloLitter. Esta iniciativa conjunta entre a Organização Marítima Internacional (IMO) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), financiada pelo Governo da Noruega através da Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad), tem como objectivo principal resolver o problema de resíduos plásticos marinhos nos oceanos Atlântico e Pacífico.

O projeto GloLitter centra-se em ajudar os países a implementar medidas concretas para reduzir a poluição marinha por plástico, através da formulação de planos de ação nacionais e da promoção de reformas jurídicas e políticas. Entre as ações notáveis ​​está a aplicação dos tratados da IMO que regulamentam o despejo de resíduos no mar, bem como a sensibilização para a gestão de resíduos portuários e o problema do abandono das artes de pesca.

Durante a reunião, representantes do Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Chile e Uruguai compartilharam experiências e melhores práticas, identificando prioridades comuns de acordo com sua localização geográfica. No caso dos países localizados no Atlântico, foram propostos workshops regionais sobre intercâmbio de boas práticas para o desenvolvimento de planos de ação nacionais e marcação de artes de pesca.

Por seu lado, os países do Pacífico concordaram em criar um catálogo digital de atividades relacionadas com a gestão de resíduos plásticos marinhos, a identificação de um porto e pesca modelo para o tratamento de resíduos de navios e um programa de alfabetização sobre detritos marinhos na pesca artesanal. Estas propostas estão atualmente em fase de desenvolvimento, em colaboração com os países e a equipe GloLitter. (imagem: Palácio Itamaraty, Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário