As repercussões da situação no Mar Vermelho incluem estrangulamentos, atrasos, bem como escassez de equipamento e capacidade. A Maersk estima uma perda de capacidade de 15-20% em todo o setor do Extremo Oriente para o Norte da Europa e o mercado do Mediterrâneo durante o segundo trimestre. Por isso, está desenvolvendo soluções com o objetivo de oferecer maior confiabilidade às cadeias de suprimentos de seus usuários.
Neste sentido, uma das medidas foi o aumento de capacidade, aumentando mais de 125 mil contentores em regime de aluguer. “O conflito no Mar Vermelho obrigou os nossos navios a alargar as suas rotas marítimas, resultando, portanto, em tempo e custos adicionais para carregar os nossos clientes até ao seu destino. Por exemplo, atualmente utilizamos 40% mais combustível por viagem e os fretes são três vezes mais elevados, muitas vezes fixados para cinco anos”, explica à Companhia Marítima.
A Maersk acrescenta que a empresa reduziu recentemente a sobretaxa de época alta (RTP), “esta foi recentemente aumentada para ajudar a cobrir os custos adicionais mencionados acima. Continuaremos revisando periodicamente essas sobretaxas e mantendo vocês informados sobre quaisquer alterações”, concluiu à transportadora.
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