A agilidade em uma cadeia de suprimentos refere-se à capacidade de adaptação às mudanças nas demandas e às interrupções imprevistas. Isto, segundo a Maersk, se traduz em uma vantagem significativa para as empresas latino-americanas, pois, por exemplo, os clientes de carga refrigerada podem garantir o frescor e a qualidade de seus produtos através de tempos de resposta mais rápidos e gestão proativa da temperatura.
Os estudos “Compete Caribbean” mostram que as taxas de deterioração de produtos perecíveis na América Latina podem chegar a 50%, o que destaca a importância de uma solução logística ágil. Da mesma forma, as empresas de retalho e de bens de consumo beneficiam de previsões ágeis e soluções de atendimento flexíveis que minimizam as rupturas de stock e lhes permitem acompanhar as tendências de consumo em constante evolução.
A eficiência se concentra na simplificação de processos e na maximização da economia. Por isso, a Maersk indica que a tecnologia é a parceira perfeita para uma logística eficiente na América Latina. Por exemplo, o software de otimização de rotas pode reduzir significativamente os custos de transporte, que as Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (anteriormente UNCTAD) estimam ser 15% mais elevados na América do Sul em comparação com a União Europeia.
Além disso, os sistemas de armazém automatizado podem acelerar o atendimento de pedidos, resultando em prazos de entrega mais rápidos. “Certamente, e mais importante ainda, os insights derivados dos dados recolhidos nas operações logísticas podem permitir que as empresas tomem decisões informadas sobre a gestão de inventário, alocação de recursos e otimização geral da cadeia de abastecimento”, sugere a Maersk.
Em última análise, os fornecedores de logística podem atuar como catalisadores do crescimento na América Latina, priorizando a agilidade e a eficiência. Este foco na adaptabilidade e rentabilidade será crucial para que empresas de todos os setores prosperem na região, de acordo com a Maersk. Assim, segundo a armadora, à medida que a tecnologia continua a evoluir e as parcerias colaborativas ganham força, o futuro da logística latino-americana promete níveis ainda maiores de eficiência e agilidade, impulsionando as empresas para o sucesso a longo prazo.
Em suma, “a ênfase estratégica na agilidade e eficiência marca uma era transformadora para a logística na América Latina. Ao priorizar a adaptabilidade e a rentabilidade, os fornecedores de logística estão preparados para abrir novos caminhos de crescimento para empresas de todos os setores. À medida que a tecnologia avança e as parcerias colaborativas florescem, o cenário logístico latino-americano está repleto de oportunidades. O futuro tem potencial para alcançar níveis ainda maiores de eficiência e agilidade, conduzindo as empresas ao sucesso sustentado e à resiliência no cenário dinâmico da região”, conclui a Maersk.
Nenhum comentário:
Postar um comentário