O porta-contêineres “Dalí”, que provocou o colapso da ponte Francis Scott Key, em Baltimore, há oito semanas, foi reflutuado nessa segunda-feira, 20, e rebocado até o Terminal Marina Seagirt, no Porto de Baltimore, segundo as autoridades do Estado de Maryland. A navegação assistida estendeu-se por 3,5 quilômetros e durou cerca de três horas. O Comando Unificado da Guarda Costeira responsável pela limpeza explicou que os rebocadores começaram a movimentar o navio às 7h locais de Baltimore e, por volta das 9h, já estava próximo do referido terminal marítimo.
O reboque do navio é um marco importante no esforço das autoridades federais, estaduais e locais para limpar o canal de destroços causados pelo acidente para que a navegação comercial possa retornar normalmente ao porto de Baltimore. Recorde-se que o “Dali”, que transportava quase 4.700 contêineres, preparava-se para navegar 27 dias para o Sri Lanka antes do acidente de 26 de março.
A embarcação perdeu energia antes e depois de deixar o porto de Baltimore, revelou o National Transportation Safety Board (NTSB) na semana passada, em um relatório preliminar. Enquanto isso, o Federal Bureau of Investigation (FBI) abriu uma investigação criminal sobre as circunstâncias que levaram ao acidente. A investigação analisa, entre outros aspectos, se a tripulação do navio porta-contêineres relatou ou não algum problema sofrido pelo navio antes de sair do porto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário