terça-feira, 14 de maio de 2024

Operações de carga no Aeroporto Salgado Filho deverão ser transferidas para outros terminais aéreos


As autoridades suspenderam por tempo indeterminado as operações no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegr (RS), em virtude das inundações. A concessionária Fraport, anunciou que vai transferir cinco voos diários de passageiros, autorizados, para a Base Aérea de Canoas, na região metropolitana da capital gaúcha, enquanto que as movimentação de cargas deverão seguir paralisadas, e provavelmente deverão ser transferidas para terminais no Paraná e Santa Catarina. 

As águas invadiram a pista e os terminais uma vez que a barreira de detenção, construída para proteger de enchentes, não resistiram ao volume e a força das águas e destruíram cabos de internet e telefone fios de eletricidade e equipamentos aeroportuários específicos como esteiras, monitores e balanças. Os pisos, escadas-rolantes e outros materiais também foram danificados.

O engenheiro civil Luiz Afonso, especialista em obras aeroportuárias, afirmou que "a estrutura do Salgado Filho foi muito prejudicada e deverá levar meses até a normalização do aeroporto". A Fraport transferiu alguns equipamentos para o trabalho emergencial em Canoas. A empresa, que também administra o Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE), não calculou o valor dos danos e o tempo para a recuperação. A expectativa entre especialistas do setor é que o contrato de concessão deverá ser renegociado com o governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário