O estreitamento das relações comerciais entre o Rio Grande do Sul e a China foi tema de uma reunião na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em Porto Alegre. A comitiva chinesa, liderada pelo prefeito da cidade de Danzhou e diretor do Comitê Administrativo de Desenvolvimento Econômico, Chen Yang, foi recepcionada pelo secretário Ernani Polo.
O grupo asiático esteve representado, ainda pelo CEO do Porto de Danzhou, Zihang Hailiang, e pela companhia JV TJJT ITG Group, responsável por atuar em nome de outras 200 empresas chinesas. A intensão é a criação de uma rota direta entre os portos de Danzhou e de Rio Grande facilitando o transporte de mercadorias entre as duas unidades. Os próximos passos serão os estudos para a criação efetiva da rota comercial.
O diretor de relações institucionais da Portos RS, Sandro Oliveira, e o chefe de gabinete da presidência, Flávio Ferreira, apresentaram as potencialidades locais aos futuros investidores. Na ocasião, Ferreira destacou a posição privilegiada do Estado em relação ao Mercosul e o recente anúncio de parceria estabelecida entre o Tecon Rio Grande e a Hyundai Merchant Marine (HMM) que transformará Rio Grande no hub logístico da sul coreana.
De acordo com Oliveira, a Sedec deverá trabalhar na elaboração de um protocolo de intensões que será assinado em breve entre os investidores chineses, a Portos RS e o governo do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário