O Uruguai realizou, como piloto, sua primeira exportação de aparas de madeira para Portugal. O embarque cumpriu todos os requisitos estabelecidos na nova regulamentação da União Europeia (UE), que entrará em vigor em 31 de dezembro de 2024, sobre produtos livres do desmatamento.
A implementação deste regulamento, que estabelece a obrigação de demonstrar que os produtos destinados à UE provêm de áreas livres de desflorestação, exige a rastreabilidade completa dos produtos, desde a sua fase inicial de produção até à sua chegada ao contentor ou envio final. O regulamento abrange, em princípio, produtos essenciais para o Uruguai, como carne bovina, soja e madeira. Sobre o processo de demonstração
Para este primeiro embarque, o país implementou um processo de georreferenciamento e geolocalização dos estabelecimentos de onde seria extraída a madeira. Também realizou uma avaliação para determinar que não houve desmatamento desde 2020 até o momento e uma revisão das informações por consultores externos para garantir o cumprimento da regulamentação. Da mesma forma, a Direção Geral Florestal do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai (MGAP), com o apoio da Agência Uruguaia de Cooperação Internacional (AUCI), implementa, desde 2023, um sistema de certificação pública que garante a gestão sustentável de florestas, nativos do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário