O acidente que provocou o desabamento da ponte de Baltimore (EUA) poderá ter repercussões significativas no mercado de resseguros marítimos, uma vez que se prevê que uma parte significativa das perdas associadas a este incidente recaia sobre estas entidades que apoiam as seguradoras. Isso poderá levar a um aumento dos seguros taxas. De acordo com estimativas da Morningstar DBRS, as perdas seguradas decorrentes do colapso da ponte podem variar entre US$ 2 bilhões e US$ 4 bilhões, dependendo da cobertura fornecida ao complexo de Maryland.
Este valor ultrapassaria as perdas seguradas decorrentes do naufrágio do navio de cruzeiro “Costa Concordia” em 2012, que ascenderam a mais de 1,5 mil milhões de dólares. A maior parte da cobertura desse tipo de sinistro recairá sobre as resseguradoras, cujo negócio se concentra na cobertura de eventos de grande porte e com menor probabilidade de ocorrência. No entanto, a complexidade das reivindicações pode ter implicações na disponibilidade de capital em todo o mundo, disse Mathilde Jakobsen, diretora sénior de investigação da AM Best.
Além disso, as perdas relacionadas com o colapso da ponte de Baltimore também deverão exercer pressão ascendente sobre os preços globais de cobertura de seguros marítimos. Isto soma-se a outros fatores que já contribuíram para um aumento dos preços globais dos resseguros, como a crise no Mar Vermelho. O tratamento de sinistros e a possibilidade de litígio também podem influenciar o resseguro em geral. Se as perdas decorrentes do colapso da ponte excederem as estimativas iniciais, as seguradoras poderão enfrentar custos mais elevados e procurar aumentar os preços dos seus serviços.
Embora o ano passado tenha sido relativamente calmo em termos de perdas seguradas resultantes de eventos provocados pelo homem, os preços globais de resseguros de catástrofes registaram um aumento significativo nos últimos dois anos. Isto teve impacto na economia das resseguradoras, com um desempenho esperado mais favorável em comparação com anos anteriores. Neste contexto, as ações de alguns resseguradores, como Berkshire Hathaway, Munich Reinsurance e SCOR, apresentaram desempenho positivo nos últimos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário