A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados
(Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações
do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (ApexBrasil), está com inscrições abertas para
empresas interessadas em participar da feira Atlanta Shoe Market, nos Estados
Unidos. As inscrições para a mostra, que acontece
nos dias 10 a 12 de agosto, são limitadas e acontecem até o próximo dia 11 de
abril.
As inscrições, já com subsídio da ApexBrasil, partem de US$ 500 para associados
do Brazilian Footwear. A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Carla
Giordani, destaca que a Atlanta Shoe Market, feira regional em franco
crescimento no mercado calçadista norte-americano, tem foco em clientes do
Sudeste dos Estados Unidos e na conexão com distribuidores locais. “A feira,
mais do que negócios, gera conexões fundamentais para empresas que buscam
posicionamento de marca e distribuição no mercado estadunidense”, conta.
Segundo ela, os Estados Unidos são o principal mercado consumidor de calçados
do planeta, mas ainda muito dependente dos produtos asiáticos. “No entanto,
aquele mercado vem buscando, cada vez mais, diferenciais de sustentabilidade
que não são cumpridos pelos calçadistas asiáticos, abrindo uma porta importante
para o calçado brasileiro”, acrescenta a analista.
Nos próximos dias, a Abicalçados abrirá inscrições para empresas
interessadas em participar das feiras Magic Las Vegas/Project (19 a 21 de
agosto) e Magic Nova Iorque (22 a 24 de setembro), também nos Estados Unidos.
As primeiras acontecem simultaneamente durante a Magic Week. A Magic Las Vegas
é um evento que reúne calçados, vestuário e acessórios, facilitando a logística
dos compradores entre um evento e outro, tendo foco em volume e produtos
comerciais, enquanto a Project tem foco em produtos com maior valor agregado. A
Magic Nova Iorque, por sua vez, ocorre próxima à Semana de Moda de Nova Iorque,
visando atender principalmente butiques e redes de lojas da Costa Leste dos
Estados Unidos .
Principal destino do calçado brasileiro no primeiro bimestre de 2024, os
Estados Unidos importaram 1,9 milhão de pares verde-amarelos por US$ 38,9
milhões, quedas de 10,4% e 3,7%, respectivamente, ante o mesmo período do ano
passado.
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