O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery, detalhou os projetos da Agência focados na descarbonização do setor aquaviário em audiência pública promovida pela Comissão Especial da Transição Energética e Produção do Hidrogênio Verde no Brasil, nesta semana, na Câmara dos Deputados.
Entre as ações da agenda ambiental apresentadas estão a entrega, no ano passado, do estudo dos Impactos das Mudanças Climáticas nos Portos Brasileiros e o diagnóstico de como os portos brasileiros estão se preparando para a Transição Energética, um estudo que está sendo feito em parceria com a agência de fomento alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit). Além do Inventário de Emissão de Carbono do Setor Aquaviário, cuja primeira fase está planejada já para 2024. “A ANTAQ sempre teve a sustentabilidade como prioridade”, destacou Nery.
Em relação ao inventário, o diretor-geral explicou que “a proposta é que cada terminal e cada porto público realize seu inventário de carbono e envie para a agência consolidar as informações, para que saibamos quanto o setor aquaviário emite de carbono. As metas de emissão do Acordo de Paris estão postas. O inventário será uma ferramenta para medir se estamos atingindo essas metas”.
Ele ressaltou ainda a importância das hidrovias para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa. As hidrovias poluem cinco vezes menos que o transporte rodoviário e tem menor custo de implementação e de operação entre os modais de transportes rodoviário e ferroviário.
A audiência pública foi requerida pelo deputado Leônidas Cristino (PDT-CE). Além do diretor-geral da ANTAQ, participaram da sessão o novo secretário nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos, Dino Antunes; o vice-presidente de Políticas Públicas do Grupo Maersk, Danilo Veras; e a pesquisadora associada do International Council on Clean Transportation – ICCT, Francielle Carvalho. A Comissão Especial da Transição Energética e Produção do Hidrogênio Verde no Brasil foi instalada no meio do ano passado e é presidida pelo deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário