segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Superintendente do Porto de Rio Grande debate com executivo municipal projeto de revitalização do terminal histórico

O superintendente da Portos RS, Fernando Estima, se reuniu sexta-feira, 21, com representantes da Prefeitura Municipal do Rio Grande e do Grupo de Trabalho que trata do projeto de revitalização do Porto Histórico da cidade. O objetivo do encontro foi o de alinhar a confecção da carta consulta que será encaminhada ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Segundo o engenheiro Paulo Renato Cuchiara, na carta consulta ao BNDES, o Município solicitará recursos para as obras e ações da primeira fase de revitalização do Centro Histórico. Posteriormente,  será encaminhada consulta para as duas fases seguintes, que complementarão a revitalização de toda a área delimitada como Centro Histórico.  

Na primeira fase estão incluídas revitalização das praças, o calçadão da Rua General Bacelar e ações normativas com incentivo em prol das condições de revitalização comercial e urbanística do Centro Histórico. Nas duas fases seguintes, estarão incluídas as obras de infraestrutura urbana e demais melhorias para a complementação da revitalização de todo o Centro Histórico.
Ainda conforme Cuchiara, os pontos mais específicos em relação ao patrimônio histórico edificado, também serão considerados e inseridos na proposta que será encaminhada ao BNDES. 

De acordo com o arquiteto Marcio Lontra, coordenador do Grupo de trabalho, a carta consulta ao BNDES é totalmente diferente do que será realizado com os recursos do programa Avançar no Turismo, anunciados na última terça-feira (18) pelo governador gaúcho, Eduardo Leite, que contempla parte do projeto previsto para a Rua Riachuelo e que já faz parte do projeto de Revitalização do Porto Histórico.  

Pela proposta encaminhada ao Avançar, está previsto um novo urbanismo para a Rua Riachuelo, que compreende o trecho entre as ruas Andradas e Coronel Sampaio. A carta consulta abordará todo o projeto de revitalização do Porto Histórico, bem como a recuperação do Centro Histórico, que é de responsabilidade da Prefeitura Municipal e que na carta consulta será apresentada em três etapas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário