Os portos paranaenses registraram 57,345 milhões de toneladas embarcadas e desembarcadas pelos terminais de Paranaguá e Antonina, durante o ano passado, superando o recorde histórico de movimentação anual. Em 2020, quando foi registrada a marca anterior, os portos do Estado fecharam o ano movimentando 57.338.001 toneladas de produtos de importação e exportação.
Entre os principais dados de 2021 nos portos paranaenses está o aumento de 10% na movimentação de carga geral. No período, também houve aumento de 4% na operação de cargas líquidas; 11%, no volume de toneladas movimentadas em contêineres; e 9%, em celulose.
Considerando a movimentação mensal, em dezembro de 2020, os portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 3.777.259 toneladas de cargas. Neste ano, até as 7h do dia 30 de dezembro, foram 4.267.933 toneladas, 13% a mais.
O mês de dezembro de 2021 também fechará com o maior número mensal de mobilização de cargas da história, nos mesmos 31 dias, segundo o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando García.
Segundo García, apesar de os últimos dados de fechamento do mês terem registrado queda, principalmente entre os grãos sólidos de exportação -especialmente milho e soja, por motivos climáticos e mercadológicos-, o novo recorde se deve ao aumento obtido nos demais segmentos. “Principalmente na carga geral, tanto na importação quanto na exportação, mas também entre granéis líquidos e descarte de fertilizantes, que são importações de granéis sólidos”, comentou o diretor dos portos paranaenses sobre os dados de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário