“O Mar de Dentro no Continente de São Pedro – a Importância da hidrovia na povoação e desenvolvimento do Rio Grande do Sul é um livro sobre a trajetória do modal de transporte aquaviário no Estado, do início do século 18 aos tempos atuais, passando pelo apogeu, a decadência e a retomada nos últimos anos. Produzido e escrito pelo jornalista Luiz Reni Marques (autor desse blog), com imagens do fotógrafo Emílio Pedroso, narra das naus portuguesas que entravam no Canal de Rio Grande e subiam as lagoas e rios aos modernos navios e terminais.
Produzido por meio da Lei de Incentivo à Cultura, pela Lisboa & Rocha Consultoria, e patrocinado pelo Grupo Wilson Sons, o livro demandou seis meses de viagens pelas regiões banhadas pelas lagoas Mirim e Patos, os canais de Rio Grande e São Gonçalo, o lago Guaíba e o Rio Jacuí e seus afluentes. Foram dezenas de entrevistas com personagens que fizeram ou fazem parte dessa história e pesquisas em arquivos, museus, bibliotecas e outros organismos.
O objetivo da obra é mostrar, principalmente a estudantes, a dádiva da natureza que é ter um verdadeiro mar interior para fomentar o desenvolvimento cultural e econômico, utilizando um modal de transporte eficiente, seguro e sustentável. É, ainda, um instrumento de fonte e estímulo para os jovens (sem esquecer professores e outros profissionais) conhecerem e identificarem o potencial desse manancial de águas. Centenas de livros estão sendo encaminhados à rede de ensino e outras instituições. A distribuição é gratuita e os exemplares podem ser pedidos pelo e-mail cultura@lisboaerocha.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário