O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, anunciou nesta semana a entrega da primeira etapa dos estudos de viabilidade para a concessão da Hidrovia da Lagoa Mirim – Lagoa de Patos, no Rio Grande do Sul. A via é uma antiga reivindicação das comunidades do extremo sul do Brasil e do norte do Uruguai.
"É um marco importante. É o início do primeiro projeto de concessão hidroviária do país, é um estudo que foi doado para a gente e irá ajudar no planejamento", comemorou o secretário. A Lagoa Mirim tem suas águas no Brasil e no Uruguai. A hidrovia tem extensão total de 1.860 quilômetros e recebe rios como o Jaguarão.
A navegação pelo canal fluvial permitirá o escoamento de produtos pelo Porto de Pelotas, na margem do Canal São Gonçalo, liberando cargas por rotas no Oceano Atlântico, no Porto de Rio Grande. Em novembro, a iniciativa foi qualificada junto à Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia (SEPPI).
Nenhum comentário:
Postar um comentário