sexta-feira, 26 de novembro de 2021

China bloqueia acesso aos dados de geolocalização alegando razões de segurança nacional


A China bloqueou o acesso público aos dados de localização de navios, citando razões de segurança nacional, em outro sinal de sua determinação em controlar fontes de informações confidenciais, relata o Financial Times.

O número de sinais do Sistema de Identificação Automática (AIS) de navios que navegam em águas chinesas caiu drasticamente, de um pico de mais de 15 milhões por dia em outubro para pouco mais de um milhão por dia no início de novembro.

O AIS foi inicialmente desenvolvido para ajudar a evitar colisões de navios e apoiar os esforços de resgate em desastres. Mas também se tornou uma ferramenta valiosa para melhorar a visibilidade da cadeia de abastecimento e para os governos rastrearem as atividades em portos internacionais.

"A inteligência obtida a partir desses dados põe em perigo a segurança econômica da China e os danos não podem ser ignorados", alertou um relatório da mídia estatal chinesa em 1º de novembro em estações AIS na província costeira de Guangdong.

Autoridades entrevistadas no relatório afirmam que agências de inteligência estrangeiras, empresas e grupos de reflexão usam o sistema para monitorar embarcações militares chinesas e analisar a atividade econômica por meio do estudo do transporte de mercadorias. (imagem de Shaghai)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário