segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Porto de Santos inaugura ligação do sistema de fornececimento de energia em terra para os rebocadores


Os presidentes da Capitania dos Portos de Santos, Anderson Pomini, e do Sindicato Nacional das Empresas de Apoio à Navegação Portuária (Sindiporto), Marcio de Paiva Castro, inauguraram a ligação do sistema de fornecimento de energia em terra a 21 rebocadores das cinco empresas que prestam esse serviço no Porto de Santos (SP).  

O sistema, conhecido como Onshore Power Supply, foi viabilizado graças ao Sindiporto, com a participação das cinco empresas que operam rebocadores no porto: Wilson Sons; Sul Norte; Camorim; Saam Towage e Svitzer. Agora os rebocadores, que passam dois terços do tempo atracados aguardando atendimento, poderão manter seus sistemas e equipamentos de refrigeração em pleno funcionamento nesse período, sem consumir combustíveis fósseis, mas sim com energia limpa fornecida pela Usina Hidrelétrica de Itatinga.

Os pontos de ligação foram instalados na margem direita do cais, na chamada curva do Armazém 23, e foram acionados após breve cerimônia de inauguração do chamado Sistema de Fornecimento de Energia em Terra para Rebocadores. Pomini comentou que o fato representa um passo muito importante rumo ao objetivo de descarbonização do Porto de Santos: “Já implementamos taxas de incentivo para navios verdes; Agora estamos começando a eletrificar o cais para pessoas físicas e já buscamos formas de produzir hidrogênio verde na Usina de Itatinga, que está em operação há 114 anos”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário