terça-feira, 26 de novembro de 2024

Diretor da Antaq confirma investimentos em hidrovia no Pará e terminal de contêineres em Suape


O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery, participou de eventos que garantiram mais de 5,6 bilhões de investimentos para o setor aquaviário brasileiro durante a semana. Ele esteve em Belém (PA), onde foram anunciados investimentos superiores a R$ 4 bilhões para o transporte hidroviário de minérios de ferro e manganês pelos rios Paraná e Paraguai. 

O montante será destinado à construção de 400 balsas e 15 empurradores, que serão produzidos e entregues ao longo dos próximos quatro anos. Essa nova frota ficará alocada em seis estaleiros estratégicos, localizados nas regiões Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. O projeto deve aumentar o escoamento de minérios em cerca de 6 milhões de toneladas por ano.

Na ocasião estavam presentes, além do diretor-geral da ANTAQ, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o governador do Pará, Helder Barbalho; o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila; a deputada Renilce Nicodemos (PA); entre outros.

Terminal de conteiner 

Na sexta-feira (22), o diretor esteve presente na cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Terminal de Uso Privativo (TUP) da APM Terminals no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco. O projeto prevê investimentos de R$ 1,6 bilhão. O terminal está alinhado com as metas globais de sustentabilidade e trará benefícios estratégicos e ambientais, como a otimização da logística.

Além disso, o projeto foi desenvolvido para operar com veículos elétricos, contribuindo para a diminuição das emissões de CO e o controle de poluição hídrica. Participaram do evento, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; o ministro Silvio Costa Filho; o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila; o CEO da APM Terminals Américas, Leo Huisman; e outras autoridades do setor. (Imagem da Hidrovia no Rio Madeira)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário