As altas taxas de congestionamento nos terminais de contêineres no norte da Europa e os gargalos no transporte terrestre estão agravando os problemas de congestionamento portuário na rota que liga o Extremo Oriente e o norte da Europa. Os navios porta-contêineres atualmente exigem uma média de 101 dias para completar um itinerário de ida e volta. Isso significa que eles chegam com uma média de 20 dias de atraso na China para sua próxima viagem de ida e volta, forçando as companhias marítimas a aplicarem viagens em branco em algumas viagens, pois não há navios disponíveis, relata Alphaliner.
Esses atrasos aumentaram ainda mais nos últimos meses de acordo com a consultoria que relatou atrasos médios de 17 dias em novembro do ano passado e, novamente, 17 dias em fevereiro passado. Um exemplo: quando o "MOL Triumph" de 20.170 TEU partiu de Qingdao em 16 de fevereiro no serviço 'FE4' da THE Alliance, era esperado que chegasse a Algeciras em 25 de março e zarpasse novamente do norte da Europa. Antuérpia em 7 de abril. No entanto, o navio chegou a Algeciras em 2 de abril e fez escala em Roterdã (12 a 15 de abril), Antuérpia (26 de abril a 3 de maio) e Hamburgo (14 a 18 de maio). O navio finalmente deixou o norte da Europa esta semana com 41 dias de atraso.
O tempo necessário para descarregar e carregar nos três maiores portos europeus de contentores foi de 36 dias entre a chegada a Roterdão e a partida de Hamburgo. Esses atrasos não podem ser recuperados navegando para leste a toda velocidade.
A Alphaliner também verificou os tempos de viagem de ida e volta de todos os navios que chegam à China Central na primeira metade deste mês (1 a 15 de maio) do norte da Europa.
O melhor desempenho foi o de dois navios CMA CGM que chegaram apenas um dia atrasados em Xangai, depois de pularem suas respectivas escalas em Busan. Estes são os "CMA CGM Champs Elysees" de 23.112 TEUs do serviço 'FAL1') e Qingdao ("APL Merion" de 17.292 TEUs do serviço 'FAL3').
O atraso
médio dos doze navios da Ocean Alliance que chegaram à China Central na
primeira quinzena de maio foi de 17 dias, em comparação com 15 dias em fevereiro
passado e nove dias em novembro de 2021.(imagem do Porto de Antuérpia, Bélgica)
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