Em cerimônia realizada em Florianópolis (SC), a Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, venceu o prêmio Campeãs da Inovação, promovido pelo Grupo Amanhã. A companhia foi reconhecida pela atuação do Tecon Rio Grande como uma das mais inovadoras empresas da Região Sul do Brasil, com destaque para o case “COT - Centro de Operações do Terminal” que consiste na criação de uma célula de inteligência operacional para, a partir de análise de dados, promover planejamento operacional ainda mais eficiente, no Tecon Rio Grande, resultando em melhor entrega das operações de pátio e navio.
A infraestrutura do COT conta com um painel (videowall) em que são apresentados indicadores de performance (KPIs) ao oportunizar visibilidade da operação em tempo real e gestão das automações operacionais. Com isso, a iniciativa moderniza e aumenta a eficiência da área, além de favorecer uma governança unificada de todos os sistemas de operação e promover maior produtividade. Além do case premiado, foram respondidas perguntas sobre investimentos em inovação e que, ao mostrar a relevância e abrangência do terminal, o colocaram em uma posição de relevância no ranking geral do Campeãs da Inovação.
“É motivo de muito orgulho sermos reconhecidos pelo trabalho desenvolvido. Nosso terminal é a principal via de acesso do RS para o Brasil e o mundo, sendo um hub operacional de referência do Cone Sul. Entendemos que as inovações devem ser constantes e, por isso, estamos sempre atentos aos processos que podem ser otimizados para entregarmos o mais completo serviço aos nossos clientes”, afirma Giovanni Ross Phonlor, diretor de Operações do Tecon Rio Grande. “O que estamos realizando reafirma nossa posição como um dos terminais mais automatizados do Brasil e a adoção de novas tecnologias fazem parte do DNA da Wilson Sons. Enxergamos este aspecto como um aliado essencial, não só para melhorar os resultados financeiros e operacionais da companhia, mas também para contribuir com o desenvolvimento da infraestrutura marítima e portuária do País”, completa.
O Campeãs da Inovação é um prêmio inovador no Brasil e condecora empresas sediadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em sua 20ª edição, o estudo mediu a eficácia da gestão de inovação de companhias de diferentes segmentos. A pesquisa adotou o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (GIMI), uma organização que auxilia pessoas, empresas e regiões a desenvolverem competências em gestão da inovação de nível mundial promovendo as melhores práticas através de padrões, métricas, programas de capacitação e certificações globais.
O Tecon Rio Grande é a principal via de acesso do Rio Grande do Sul para o Brasil e o mundo, tornando-se, ao longo de seus 27 anos de operação, fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado. Atualmente, conta com mais de 3 mil clientes, entre importadores e exportadores, e recebe as principais linhas que escalam o Brasil, oferecendo serviços semanais para todos os trades a partir de 13 clientes armadores. Com localização estratégica, o Tecon Rio Grande tem a capacidade de operar 1,4 milhão de TEU e receber embarcações New Panamax com seus 900 m de cais, produtividade, uso de tecnologia e automação, posicionando o ativo como a melhor alternativa para transbordo do Cone Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário