quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Hoegh Autoliners recebe primeiro de doze navios preparados para utilização de multicombustíveis


A Höegh Autoliners, três anos após o lançamento do projeto da classe Aurora, recebeu o primeiro PCTC (Pure Car, Truck Carrier) de seu tipo, o “Höegh Aurora”, em cerimônia realizada no estaleiro China Merchants Heavy Industry em Jiangsu. (China). A companhia marítima realiza um programa de renovação da frota com a encomenda de 12 navios totalmente novos preparados para a utilização de multicombustíveis.

Todos os navios da classe Aurora terão as notações “pronto para amônia” e “pronto para metanol” da DNV e serão os primeiros no segmento PCTC a operar com amônia, um combustível neutro em carbono. Desta forma, estes navios reduzirão as emissões de carbono por veículo transportado em até 58% em relação à média atual do setor.

“Com a Classe Aurora, somos pioneiros no combate à poluição em um segmento difícil de reduzir. Estamos estabelecendo novos padrões para o transporte sustentável em alto mar, dando um passo significativo em direção à nossa meta de emissões líquidas zero até 2040. Como os maiores e mais ecologicamente corretos já construídos do PCTC, os navios da classe Aurora personificam a mudança que nossa indústria precisa", disse Andreas Enger, CEO da Höegh Autoliners.

O “Höegh Aurora” iniciará operações comerciais imediatamente e, assim como os navios de sua classe, tem capacidade para até 9.100 carros, e com conveses reforçados e sistemas de rampas internas aprimorados pode transportar veículos elétricos em seus 14 conveses. Terão 1.500 metros quadrados de painéis solares no andar superior, o que reduzirá a produção de eletricidade dos geradores em até 30-35%.

Além disso, esses PCTCs estão adaptados para utilizar energia elétrica em terra para realizar operações portuárias sem emissões. Os primeiros navios da classe Aurora serão movidos a gás natural liquefeito (GNL), biocombustíveis e petróleo com baixo teor de enxofre. A partir de 2027, a meta é que os últimos 4 dos 12 navios da classe Aurora operem com amônia verde e limpa, rreduzindo as emissões em quase 100%.

Com a classe Aurora, a Höegh Autoliners está aumentando a demanda por amônia como um combustível viável e com zero carbono. Para tal, a transportadora já fez parceria com vários dos principais produtores de amoníaco do mundo para garantir o fornecimento e utilização de amoníaco amigo do ambiente, como Yara Clean Ammonia, Norwegian North Ammonia e Sumitomo Corporation, entre outros.

Todas as embarcações estão sendo construídas pela China Merchants Heavy Industry (CMHI), serão classificadas pela DNV e passarão a fazer parte do Registro de Navios Noruegueses, “NIS”. A Höegh Autoliners planeja entregar dois navios da classe Aurora a cada seis meses até o primeiro semestre de 2027, com opção de encomenda de mais quatro navios.

 

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