quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Porto de Houston registra queda de 5% no volume de contêineres movimentados em julho


O Porto de Houston, no Texas, registrou queda de 5% no volume de contêineres em julho em relação ao mesmo mês do ano anterior, após movimentar 325.277 TEUs. Julho foi um mês difícil em Houston, tanto devido ao furacão Beryl quanto a uma interrupção global do sistema que afetou brevemente as operações. No entanto, os números acumulados no ano mostram um aumento de 10% nos volumes de contêineres em relação ao ano passado, atingindo 2.423.474 TEUs.

Os desembarques de contêineres cheios aumentaram 9% até agora este ano, ultrapassando um milhão de TEUs, impulsionados pela forte procura dos consumidores e apoiados por novos centros de distribuição de importação na área, à medida que os importadores reconfiguraram as suas redes para incluir mais volume através de Houston. Entretanto, os envios de contêineres cheios também aumentaram 12% este ano, impulsionados principalmente pelo boom no mercado de resinas.

O Porto de Houston continua sendo a principal porta de entrada dos Estados Unidos para as exportações de resinas, com 60% de participação de mercado. Embora os desembarques e embarques de contêineres cheios tenham sofrido um ligeiro declínio em julho, o total de contêineres aumentou 10% neste ano, graças ao aumento do comércio com o Caribe, a América do Sul e o Extremo Oriente.

O total de contêineres vazios também aumentou 10% em comparação com o ano passado, uma vez que as companhias marítimas realocaram estes contêineres para novas cargas de importação. Por outro lado, os volumes de aço nas instalações multiuso do Porto de Houston diminuíram 14% em julho em comparação com julho de 2023 e caíram 9% até agora este ano.

A carga geral também diminuiu 12% neste ano, porém a movimentação de compensados, equipamentos para energia eólica, madeira serrada e painéis de fibra registraram aumentos. A tonelagem total movimentada por todos os terminais do porto continua positiva, com aumento de 3% até o momento neste ano, totalizando 30.888.040 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário