O Ministério dos Transportes aprovou uma nova operadora provisória para reiniciar o terminal de contêineres do porto de Itajaí no final deste ano. A antiga operadora, Mada Araújo Asset & Port Management, foi substituída pela Seara Alimentos, subsidiária do grupo JBS. A nova operadora anunciou que as operações de contêineres serão retomadas em setembro, após dois anos de inatividade.
Nos últimos anos, o porto de contêineres do norte de Santa Catarina tem enfrentado diversas mudanças em sua estrutura societária. Historicamente, o terminal foi operado pela APM Terminals, que se retirou do local quando sua concessão expirou em 2022. Desde dezembro de 2023, o terminal é operado sob um contrato de concessão provisório de 24 meses com Mada Ajuro.
Agora, a JBS apoia esta concessão, tendo adquirido 70% das ações da Mada Ajuro. Especificamente, a JBS anunciou recentemente que as operações de contêineres serão retomadas em meados de setembro, na esperança de atrair novas ligações de companhias marítimas. O novo operador do terminal pretende atingir uma mobilização anual de cerca de 0,55 MTEUs. A situação atual deverá continuar até que as autoridades atribuam uma nova concessão de 35 anos. Esta decisão deve ser tomada antes do final do contrato de arrendamento temporário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário