quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Colaboradores da PortosRS fazem visita técnica ao terminal de Imbituba

Colaboradores da Portos RS participaram, no início de agosto, de uma visita técnica ao Porto de Imbituba, em Santa Catarina. Além de estreitar as relações, foi possível conhecer as estruturas operacionais e administrativas da autoridade portuária que atua há mais de uma década como empresa pública, nos mesmos moldes da estabelecida no estado gaúcho.

Entre os pontos debatidos durante a visita estiveram questões relacionadas a fluxos de processos, operação, gestão, compliance e contabilidade. Durante o período de permanência, o grupo foi recepcionado pelo diretor-presidente do Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Souza Netto, e pela chefe de gabinete, Marlei Goldmeyer.

A Portos RS esteve representada na ocasião pelo diretor de gestão, administrativa e financeira, João Alberto Gonçalves, pelos gerentes de Administração, Gilmor Borges, Financeiro e Contábil, Michel Pomar, de Governança, Elivelto Nagel da Rosa, de Operações do Porto de Porto Alegre, Matheus Evangelho, e pela coordenadora contábil e financeira, Roberta Ornellas.

O gerente de operações do Porto de Porto Alegre, Matheus Evangelho, avaliou positivamente a visita, pois trouxe a percepção de unidade multipropósito no âmbito operacional. Ainda conforme o gestor, foi possível conhecer o funcionamento dos ritos internos que contemplam desde o início até o fim de uma operação portuária.

“A troca de experiências proporciona um ganho a ambos os lados e nos permite evidenciar pontos de melhorias nos processos, integração de sistemas, treinamento de equipes e coleta e tratamento de informações, a fim de otimizar e agilizar o dia a dia operacional de nossas unidades”, afirmou Matheus.

Já a coordenadora contábil e financeira da Portos RS, Roberta Ornellas, destacou a oportunidade de conhecer detalhadamente os processos financeiros e contábeis, incluindo faturamento. Caracterizada por ela como enriquecedora, a visita também permitiu um intercâmbio de experiências entre os dois portos.

“Esse aprendizado foi crucial para entender o caminho percorrido para alcançar os resultados desejados e ampliou nossa visão para a melhoria contínua, alinhada a missão e ao planejamento estratégico da Portos RS”, concluiu Roberta.

De acordo com o diretor de gestão, administrativa e financeira da Portos RS, João Alberto Gonçalves, o benchmarking é crucial para o desenvolvimento e a competitividade de qualquer organização, pois permite a análise e comparação das práticas e desempenhos da empresa com os líderes do setor ou mais experientes.

Ainda conforme João, o benchmarking ajuda no estabelecimento de metas realistas e na implementação de mudanças direcionadas, promovendo a inovação e a adaptação às dinâmicas do mercado.

“Essa prática oferece insights valiosos sobre os processos, estratégias e inovações que podem ser adotados para aprimorar a eficiência operacional, melhorar a qualidade dos produtos e serviços e aumentar a satisfação do cliente”, finalizou Gonçalves.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário