O Tecon Rio Grande escoará cerca de 7,7 mil toneladas de soja, totalizando 275 contêineres no segundo semestre desse ano. A operação faz parte da meta de atração de cargas
agrícolas e de se projetar como alternativa para a exportação de grãos
no Brasil. Será o maior embarque da commodity na história
do Tecon Rio Grande. Os embarques iniciaram no final de abril e têm
previsão de seguir até junho, quando toda a carga tiver sido escoada
para Shangai, na China.
A soja é tradicionalmente movimentada em
navios graneleiros, de carga solta, porém, a tendência de
conteinerização do grão e seus derivados é cada vez maior, tendo em
vista os gargalos logísticos e as vantagens para os donos da carga e
clientes no exterior. “O transporte via contêiner garante o acesso a
mercados que trabalham com volumes menores, trazendo facilidade na
distribuição, redução de custos, além do melhor aproveitamento dos grãos
que não sofrem alterações por condições climáticas”, explica Thierry
Rios, diretor comercial do Tecon Rio Grande.
O embarque desses
275 contêineres de soja é um dos marcos na atração de cargas agrícolas
pelo terminal, neste ano. Pela primeira vez, 3.000 toneladas de trigo
ração foram escoadas para o Vietnã, com conclusão da operação em abril.
Para essas movimentações, o Tecon Rio Grande firmou uma parceria com a
Gomes e Marques, responsável pelo recebimento, armazenagem, estufagem e
transporte dos grãos até o terminal. Já a empresa Tradeagro ficou a
cargo pela comercialização com os clientes finais no país do Sudeste
Asiático.
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