O valor dos graneleiros diminuiu em todos os segmentos este ano, mas os menores tamanhos sofreram o declínio mais drástico. Os valores do Supramax de cinco anos caíram 12%, de US$ 30,3 milhões em janeiro para US$ 26,74 milhões hoje. Até agora este ano foram 198 vendas, o que representa uma queda de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior, informa a VesselsValue (VV).
Entre as vendas mais notáveis está o “Bulk Carina” (57.800 dwt, dezembro de 2016, Tsuneishi Cebu) que foi vendido a compradores gregos por US$ 22 milhões (valor VV de US$ 23,36 milhões). O “Worldera 6” (52.300. dezembro de 2005, Tsuneishi Cebu) foi vendido a compradores chineses por US$ 12,5 milhões (valor VV de US$ 12,78 milhões). Por outro lado, os valores do segmento Supramax têm sido pressionados pela queda nas tarifas de fretes.
A avaliação do 58-TCA na Bolsa de Valores do Báltico atualmente está em US$ 12.800/dia, uma queda de 48% em relação ao ano anterior, apesar das boas notícias da expansão das exportações de grãos da Ucrânia. A incerteza em torno da economia chinesa e os temores econômicos globais continuaram a pesar sobre a demanda por commodities.
As vendas de navios-tanque para compradores não declarados aumentaram 157%, com 49 vendas registradas até agora este ano. Esse aumento é resultado da crescente especulação de que o mercado de navios-tanque se dividirá em dois setores, antes que as sanções e o mecanismo russo de limitação do preço do petróleo entrem em vigor na União Europeia no início de dezembro.
Um número crescente de navios que pretendem negociar com a "frota sombra" pode tentar aproveitar os bônus resultantes das operações russas. A maior parte dessas vendas foi feita no segmento Suezmax, que representa 41% das transações para compradores não declarados este ano, seguido pelos VLCCs, que representam 30% das vendas. As vendas de Aframax estão em terceiro lugar, com 29%. Até agora, em novembro, houve 9 vendas, incluindo seis navios-tanque Suezmax e três transações Aframax.
A idade média dos petroleiros vendidos é de 13 anos. Embora os valores dos navios-tanque tenham subido em todas as categorias, são os navios mais antigos que obtiveram os ganhos mais impressionantes, com os valores do Aframax de 20 anos subindo 94% desde janeiro, de 11,4 para US $ 22,95 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário