O Porto Itapoá recebe o navio mais longo na sua história, o APL Yangshan, com 347m de comprimento linear (LOA), que é operado com a bandeira de Cingapura pelo armador American President Lines. A embarcação tem 45,20m de largura e capacidade para 10.960 TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit) – unidade de medida para um contêiner de 20 pés.
Seu trajeto compreende diversos portos asiáticos e brasileiros, em uma linha chamada SSO (Sino South America), oferecida pelos armadores PIL (Pacific International Lines), CMA CGM e Cosco. Sua última parada antes de chegar ao Brasil é em Cingapura, de onde vem para Santos. De lá, segue para Paranaguá e então para o porto do norte de Santa Catarina.
A chegada de navios cada vez maiores é uma realidade, de acordo com o gerente de operações do Porto Itapoá, Thiago Santos. "Do ponto de vista operacional, temos condições muito boas para receber essas embarcações, graças a nossa estrutura e organização, às excelentes condições de navegação da Baía da Babitonga e também ao alto nível da praticagem portuária que nos atende", explicou.
As embarcações acima de 300 metros de comprimento já correspondem a mais de 50% da operação do Terminal, incluindo operações e manobras simultâneas no canal de acesso para essas embarcações.
O maior navio a atracar no Porto Itapoá até então foi em maio de 2017. O Hyundai Loyalty, com 340 metros de comprimento e 45 de largura, com capacidade de armazenamento de 8.600 TEUs. A embarcação também navega com a bandeira de Cingapura e opera pelo armador Eastern Pacific Shipping Pte. Ltd.
Nenhum comentário:
Postar um comentário