A responsável pelo Portfólio Digital Data Products, Laura Bercan, uma das cinco especialistas do setor marítimo-portuário que discutiram a tecnologia mais recente na TOC Americas em outubro passado, explicou como a API (Application Programming Interface) está destinada a revolucionar o setor marítimo. "Ao usar a API, podemos fornecer aos clientes acesso direto aos dados para que possam rastrear suas mercadorias, da mesma forma que qualquer pessoa faz com 'rastrear e rastrear' para um pacote de correio, ou como um passageiro faria. ao pedir um Uber", diz ela.
Atualmente, a APM Terminals possui fontes de dados API para rastreamento de contêineres, agendamentos de caminhões e agendamentos de navios, entre outras ferramentas. Oferta que continua a evoluir, sendo a função "Push" a próxima da lista. O recurso "push" notificará proativamente os clientes sobre os marcos do itinerário. "É assim que queremos ser proativos.
Não queremos que nossos clientes tenham que adivinhar ou verificar o status ou a localização de seus contêineres. Com as APIs Push, eles 'simplesmente saberão'", diz ele. Na verdade, uma prova de conceito para notificações push está atualmente em desenvolvimento e está programada para ser lançada no início de 2023 para locais habilitados para API de terminais APM em todo o mundo.
Os delegados da conferência TOC perguntaram a Bercan se "as APIs significariam a morte do intercâmbio eletrônico de dados (EDI)?" E enquanto ela é uma defensora aberta de APIs, Bercan não acha que a transição é imediatamente fatal para o EDI. "EDI e APIs terão que trabalhar juntos, numa fase de transição. Isso porque muitas operadoras ainda não estão totalmente preparadas ou dispostas a fazer a mudança", diz.
"No entanto, eu prevejo que daqui a dez anos, o EDI será usado apenas como uma solução alternativa para aqueles que não adotaram totalmente a nova tecnologia." ainda não é o mais importante Culpe o acrônimo 'uncatchy', parte do legado difundido do EDI. No entanto, as APIs continuam lutando para capturar a imaginação ou o compromisso de todos os participantes do setor.
"O conceito de APIs nem sempre está na mente da indústria", diz Bercan, mas acrescenta que isso está mudando. "Todas as operadoras querem mais transparência, mais eficiência, mais atendimento ao cliente e soluções mais baratas", afirma. Isso levanta a questão, por que as APIs ainda não foram amplamente adotadas? "Ainda não há padrões no setor", explica Bercan.
"A Digital Container Shipping Association (DCSA) está tentando estabelecer esses padrões e conectar as partes. A API faz todo o sentido do mundo, mas até que todos concordem sobre qual formato e como ou o que compartilhar, a API continuará a ser usado." EDI. "Quando você fala sobre os benefícios e facilidade de adoção, o desejo por APIs é quase universal. Um obstáculo parece ser que a mudança tecnológica pode criar medo."
A boa notícia, especialmente em tempos de incerteza econômica global, é que as APIs são econômicas e fáceis de implementar. Nenhum conhecimento tecnológico é necessário para o usuário ou o terminal. "É mais barato no sentido de que leva apenas alguns dias para uma pessoa se conectar com uma API, enquanto com EDI isso pode levar meses. Portanto, também é mais rápido e, em termos de experiência do usuário, não há problema".
O próximo "Push" digital Segundo Bercan, o COT deixou claro que há duas prioridades na agenda de todos para o próximo ano: descarbonização e digitalização. Com as notificações push aprimorando os encantos já atraentes das APIs, ele prevê que 2023 aproximará o setor de cadeias de suprimentos digitais totalmente integradas. API versus EDI Cabe ressaltar que a integração baseada em API é o processo de conexão de dados e aplicativos por meio de APIs (Application Programming Interface), que permite que os fluxos de integração sejam definidos e reutilizados por várias partes dentro e fora de uma organização.
EDI (Electronic Data Interchange) é a transmissão estruturada de dados entre organizações por meio eletrônico. É usado para transferir documentos eletrônicos ou dados comerciais de um sistema de computador para outro. De acordo com o intercâmbio de dados, existem várias vantagens que as empresas podem acessar com ferramentas de integração de APIs, mas há três que se destacam acima do EDI: automação, escalabilidade e redução de erros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário