segunda-feira, 24 de maio de 2021

Recuperação do comércio mundial atinge nível recorde no primeiro trimestre de 2021


A recuperação do comércio mundial após a crise causada pela Covid-19 atingiu um nível recorde no primeiro trimestre de 2021 (1T21), com um aumento de 10% ano a ano e 4% trimestre a trimestre. A informação foi divulgada por meio do relatório UNCTAD Global Trade Update divulgado este mês.

O documento apontou para uma recuperação impressionante que no 1T21 continuou a ser impulsionada pelo forte desempenho das exportações das economias do Leste Asiático. O sucesso resultou especalmente na tendência inicial em mitigar a pandemia lhes permitiu se recuperar mais rapidamente e capitalizar sobre a crescente demanda global por petróleo e produtos relacionados à Covid-19.

"O comércio mundial teve uma recuperação mais rápida da recessão pandêmica do que das duas últimas recessões comerciais", disse o economista da UNCTAD Alessandro Nicita, que trabalhou no relatório. Segundo ele,levou quatro trimestres após o início da recessão induzida pela pandemia para trazer o comércio mundial de volta aos níveis anteriores à recessão.

No 1T21, o comércio mundial foi superior aos níveis pré-crise, com aumento de cerca de 3% em relação ao 4T19. Em contraste, o comércio mundial levou 13 trimestres para se recuperar da recessão de 2015, impulsionado por mudanças estruturais nas economias do Leste Asiático e a queda dos preços das commodities, e nove trimestres para se recuperar da recessão de 2009 causada pela crise financeira global.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário