A Micam Milano Digital Show, feira italiana que aconteceu entre 8 de março e 8 de maio, foi um sucesso para as 17 marcas calçadistas brasileiras participantes. Conforme relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), foram gerados mais de US$ 1,5 milhão em negócios, somando os realizados e alinhavados no evento, quase três vezes mais do que na Micam Digital passada.
A participação verde-amarela se deu com o apoio do Brazilian Footwear, programa de fomento à exportação de calçados mantido pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que foram mais de 64 mil pares de calçados comercializados durante o evento, com destaque para compras feitas por grandes importadores dos Estados Unidos, França, Itália, Rússia, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, entre outros.
“No
total, foram gerados contatos com mais de 30 países, uma procura mais efetiva e
superior à registrada no evento anterior”, avalia Paola, ressaltando que tanto
os consumidores quanto as marcas estão utilizando cada vez mais as
plataformas digitais para efetivar negociações. “Os eventos físicos foram
prejudicados no período mais crítico da pandemia e com isso proliferaram os
digitais. Existem vantagens de otimização de tempo e custos logísticos que vêm
atraindo cada vez mais empresas para essa modalidade de negócios”, explica
a analista, ressaltando que o Brazilian Footwear apoiará diversas ações do tipo
ao longo de 2021. Uma pesquisa realizada pela Abicalçados revela que mais de
70% das empresas seguirão participando das ações digitais mesmo após a
retomada dos eventos físicos.
O gerente de Exportação da Andacco, Leandro Oliveira, destaca que a
experiência da marca foi considerada um sucesso comercial. “Diante da
impossibilidade de termos feiras presenciais, eventos digitais são ferramentas
para podermos estar em contato com os clientes em tempos de isolamento
social”, avalia, ressaltando que os negócios foram realizados com clientes dos
Estados Unidos, Rússia, Itália e Índia, todos importantes players do mercado
internacional de calçados.
Também satisfeito com a participação, o gestor comercial da Ferrucci, Leonardo
Lachtermacher, ressalta a abertura de novos e importantes clientes durante o
evento. “Pedidos ficaram engatilhados e já estão chegando na fábrica”,
comemora. Segundo ele, outro fato relevante foi a alta procura por
produtos de marca própria. “Os clientes buscavam nossa marca”, acrescenta o
gestor.
Participaram do evento com o apoio do Brazilian Footwear as marcas
Pampili, Opananken, Pegada, West Coast, Cravo&Canela, Andacco, Dumond,
Capodarte, Malu Super Comfort, Vizzano, Modare Ultraconforto, Activitta, Ghetz,
Ferrucci, La Femme, Plugt e Marrie Josefine.
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