terça-feira, 11 de maio de 2021

Panamá mantém liderança de navios registrados em 2020 com 8.516 embarcações e 16% da frota marítima mundial

O Registro de Navios do Panamá,administrado pela Autoridade Marítima do país(AMP), é uma entidade governamental com mais de 100 anos e lidera o mercado mundial do setor desde 1993. O resultado é endossado pela plataforma IHS Markit, que indica que 2020 foi um grande ano para o Panamá, fechando com 8.516 navios em seu registro, o que representa mais de 230 milhões de TAB.

Estes números, de acordo com os indicadores marítimos divulgados pela Clarksons Research, em termos de arqueação bruta posiciona o país com 16% da frota marítima mundial. A própria AMP, detalha as principais qualidades e esforços que estão sendo feitos pelo Registro de Navios do Panamá e que sustentam a boa colocação.

Atualmente, o Registro de Navios do Panamá conta com 53 escritórios consulares Segumar e 14 escritórios técnicos internacionais que dão suporte à sua frota em todo o mundo. Eles estão operacionais 24 horas por dia, 7 dias por semana, para o benefício de seus clientes.

O Consulado Geral do Panamá em Valparaíso, Chile, por exemplo, presta serviço a todos os usuários e mantém comunicação fluida com as companhias marítimas chilenas sobre a atualização das normas relacionadas com a Marinha Mercante e Marítimos, bem como com a gestão das Concessões Portuárias em Valparaíso e com a Diretoria do Território Marítimo da Marinha do Chile em benefício dos usuários do Registro do Panamá. Da mesma forma, há um Inspetor Técnico panamenho, que pode estar presente a pedido dos navios, se necessário.

O AMP destaca que dentro dos pilares estratégicos estabelecidos para o Registro estão a reengenharia de processos, conformidade internacional, tecnologia e inovação e atendimento ao cliente. Nesse sentido, detalham, desde o início da pandemia, as Patentes de Navegação e as Licenças de Rádio passaram a ser validadas por meio de um código de barras bidimensional que armazena dados codificados (QR). Este código dá às Autoridades e terceiros a oportunidade de confirmar a sua validade, através de um leitor de QR. Desta forma, as informações do documento podem ser visualizadas, comprovando sua autenticidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário