quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Hidrovia Brasil/Uruguai, um velho sonho de US$ 150 milhões

A implantação da Hidrovia Brasil/Uruguai, apontada como fundamental para ampliar a presença do modal aquático  na matriz de transportes do Rio Grande do Sul, exigiria recursos de US$ 150 milhões, cabendo dois terços do valor ao lado brasileiro, que seriam bancados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o restante por representantes da iniciativa privada do Uruguai. A estimativa foi apresentada pelo grupo de estudo da viabilidade técnico-econômica e ambiental, coordenado pela AHSul (Administração das Hidrovias do Sul) e executado pelo consórcio Ecoplan-Petcon. O projeto  prevê a ligação da Lagoa Mirim com a Lagoa dos Patos e o rio Jacuí, formando um corredor de transporte de cargas de 2 mil quiilômetros conectado com as malhas rodoviária e ferroviária. "Há um grande interesse porque esse é um projeto binacional que proporcionará transporte limpo, seguro e com menos custos", argumentou o superitendente da AHSul, Eloi Spohr. Mas, até agora, não há definição formal de que a hidrovia efetivamente seja implementada.

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