quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Teste de duplicação do Canal de Suez é realizado com sucesso com o trânsito de dois navios


A operação de teste de duplicação do Canal de Suez nos Little Bitter Lakes foi realizada com sucesso como parte do projeto de desenvolvimento do setor sul da via, transitando dois navios pela nova hidrovia após a conclusão das obras de dragagem, começando no km 122 até o km 132. O Almirante Ossama Rabiee, presidente e diretor Geral da Autoridade do Canal de Suez (SCA) afirmou ter testemunhado o trânsito dos graneleiros “Fu Xing Hai” e do “Suvari” pela nova hidrovia em direção ao sul.

 A passagem ocorreu em paralelo com o trânsito de quatro navios na faixa leste. Rabbie também mencionou que o SCA tomou inúmeras medidas para garantir o sucesso da operação experimental, desde a instalação de bóias e auxílios à navegação necessários na nova hidrovia, além da designação de dois rebocadores de escolta para segurança da navegação, além de um grupo de rebocadores do SCA pilotos mais qualificados para guiar as embarcações na nova hidrovia do projeto de duplicação.

Isto seguiu-se à inspeção do local do projeto e à conclusão de uma manobra de teste de trânsito seguro na Academia de Treinamento e Simulação Marítima. Rabiee afirmou ainda que o projecto de desenvolvimento do setor sul do Canal nas suas duas partes é considerado um grande salto qualitativo que contribuirá para melhorar a segurança da navegação do Canal e reduzir o impacto das correntes de água e vento nos navios em trânsito.

Além disso, ele destacou as diversas vantagens de navegação do projecto de duplicação, ao aumentar em 10 km a extensão da duplicação que será acrescentada ao Novo Canal de Suez, que passou a ser de 82 km em vez de 72 km. Isto aumentará a capacidade de alojamento do Canal de 6 para 8 navios adicionais por dia e melhorará a sua capacidade de gerir potenciais emergências.

O Almirante Rabiee também emitiu diretrizes sobre a coordenação conjunta entre o Departamento de Trânsito da SCA e o Departamento Hidrográfico da Marinha Egípcia (ENHD), a fim de emitir as novas cartas náuticas do Canal que incorporarão a nova porção duplicada de 10 km de extensão, começando no km 122 até o km. 132, na área de Pequenos Lagos Amargos. A efetiva operação do segmento de segunda via terá início imediatamente após a emissão das novas cartas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário