O porto
neozelandês de Auckland anunciou que pretende atingir zero emissões até 2040.
A administração do terminal informou que planeja utilizar o poder do hidrogênio
como uma alternativa para uso de baterias para equipamentos.
A administração portuária
comprometeu-se a construir uma instalação de produção de hidrogênio e
reabastecimento. Como parte do projeto, o porto e seus parceiros Auckland
Council, Auckland Transport e KiwiRail investirão em veículos com célula de
combustível a hidrogênio, incluindo equipamentos portuários, ônibus e carros.
"Temos uma meta ambiciosa de ser um porto
com emissões zero até 2040. Para alcançar essa meta, precisamos de uma nova
fonte de energia renovável e resiliente para equipamentos pesados como rebocadores
e "straddle carriers", explicou o executivo-chefe do Porto de
Auckland, Toney Gibson. “O hidrogênio pode ser a solução para nós, já que pode
ser produzido e armazenado no local, permite um reabastecimento rápido e
oferece maior alcance do que as baterias,” acrescentou.
O porto financiará a construção da
instalação que produzirá hidrogênio a partir da água da torneira com veículos
armazenando energia em células de combustível. "Se esse teste for
bem-sucedido, a tecnologia terá uma aplicação muito ampla. Isso pode ajudar
Auckland e Nova Zelândia a alcançarem a autossuficiência energética e nossas
metas de redução de emissões", disse Gibson.
“Caminhões, trens e balsas também
poderiam funcionar com hidrogênio — algo que já está sendo feito no exterior —,
o que seria um benefício significativo para a comunidade. Veículos movidos a
hidrogênio são mais silenciosos e emitem nada mais do que água limpa,"
destacou o executivo. O complexo da Nova Zelândia se une a vários outros em
todo o mundo no teste de hidrogênio como fonte de combustível, incluindo os portos
de Los Angeles e Long Beach, na Califórnia, Honolulu, no Havaí, Valência, na Espanha
e Roterdã, na Holanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário