A APM
Terminals, arrendatária desde novembro do ano passado do Porto de Itajaí (SC),
passou a atender com frequência quinzenal navios do tipo Ro-Ro (roll-on,
roll-off) para a importação de veículos. O contrato, com validade de um ano,
foi assinado após a realização de operações teste em Itajaí com linhas
marítimas provenientes de diferentes países, entre eles os Estados Unidos,
México, Brasil e Argentina.
“A atração deste novo serviço é o
resultado de um estudo cuidadoso sobre os potenciais oferecidos por Itajaí, sem
comprometer a razão de existir do nosso terminal, que é a operação de
contêiner. A movimentação de carros será desempenhada com o objetivo de atender
as melhores práticas do mercado no quesito eficiência, além de total
conformidade com as diretrizes de segurança e qualidade determinadas pelas
montadoras e praticadas pela empresa”, disse Ricardo Arten, Diretor
Superintendente da APM Terminals Brasil.
“A expectativa é de movimentar até 40 mil
carros por meio deste contrato. No entanto, o potencial desta operação para o
segmento automotivo em geral é ainda maior, especialmente pela localização
privilegiada de Itajaí como centro de distribuição para as regiões Sul e
Sudeste por meio da conexão direta com importantes estradas federais”, explicou
José Bechara, diretor comercial da APM Terminals Brasil.Para a execução do
serviço, uma série de cuidados são necessários a fim de prevenir riscos de
avarias nos veículos movimentados e os procedimentos adotados seguem
rigorosamente as definições das montadoras.
Os profissionais envolvidos no descarregamento
dos carros, por exemplo, devem usar jalecos especiais sem botões, não podem
usar cintos, nem alianças, anéis, relógios ou qualquer outro adorno. Os
trabalhadores portuários foram devidamente preparados e qualificados para a
operação, além de terem participação fundamental na elaboração da proposta
comercial e na competitividade da operação.
Os carros descarregados passam por
uma inspeção em armazém coberto e iluminado dentro do porto, o que garante
ainda mais qualidade no serviço. Após inspeção, os veículos seguem para
armazenagem por um curto período de tempo em um pátio externo, localizado a 1
quilômetro do terminal, o qual dispõe de arruamento, demarcação de vagas e é
devidamente equipado com rampas especiais para os caminhões-cegonha, que fazem
a logística terrestre dos carros.
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