O executivo da Jan De Nul, Bob Michta,
anunciou nesta quarta-feira, 5, em Montevidéu, que as obras de dragagem e
batimetria realizadas no Rio Uruguai pela empresa foram concluídas. Assegurou
que os trabalhos deixaram o canal em perfeitas condições para ser utilizado.
Em 22 de dezembro de 2017, a companhia belga e a Caru assinaram contrato
com os governos da Argentina e do Uruguai, na cidade uruguaia de Paysandú para
a execução das obras. Foi estabelecida a necessidade de aprofundamento e
manutenção do curso hídrico, limite natural entre os dois países.
A obra começou em 22 de fevereiro deste ano e foi realizada pelo navio
de sucção Amerigo Vespucci, com a retirada de 3.500 metros cúbicos e apto para
dragar fundos compostos de areias e argilas. Atualmente, o barco se encontra no
porto argentino de Concepción del Uruguay, onde recebe mantimentos.
Os trabalhos previstos no contrato focaram em garantir a navegabilidade
do Rio Uruguai entre os portos de Nueva Palmira, km 0 e Fray Bentos, km 187,1,
a pés de navegação (25 pés de profundidade). O projeto incluiu o canal de
acesso ao porto argentino de Concepción del Uruguay (oeste) e aos canais
umbicados entre Fray Bentos e Paysandú, km 206,8, a 17 pés de navegação (19 pés
de profundidade).
Segundo Michta esta fase e a seguinte, que incluem a manutenção da
dragagem por um período de três anos, entre 2019 e 20121, demandarão aos
estados investimentos de US$ 40 milhões. “O calado no Rio Uruguai estará
garantido por três anos após as obras”, assegurou.
Na segunda etapa, se utilizará uma das seis
dragas da empresa belga que estão a serviço no sul do continente, algumas nos
projetos da Hidrovia Paraguay-Paraná. No entanto, o executivo descartou que as
tarefas de manutenção voltem a utilizar a draga Amerigo Vespucci.
“Como o Rio Uruguai não foi dragado nos últimos 30 anos, nos deparamos,
na prática, com a falta de conhecimentos sobre o seu comportamento e sua
sedimentação”, observou o executivo. Ele lembrou que na Argentina a Jan De Nul
desenvolve projetos de dragagem nos portos de Ushuaia e Bahía Blanca.
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