O Canal do Panamá comemorou dia 26 de junho seis anos de sua expansão, período em que aproveitou sua posição geográfica, modificou o comércio internacional economizando tempo, distâncias e custos para o transporte marítimo de produtos entre diferentes países.
A rota interoceânica conecta 180 rotas marítimas que chegam a 1.920 portos em 170 países ao redor do mundo. “Além disso, sua conectividade posicionou nosso país como um centro de logística, transporte e serviços, gerando maiores oportunidades para o desenvolvimento do país”, disse o Canal do Panamá.
No marco dos seis anos desde a inauguração do Canal ampliado, a entidade destacou alguns dos aspectos mais relevantes de sua história recente.
Desde a passagem inaugural da "Cosco Shipping Panama", em 26 de junho de 2016, as eclusas neopanamax registraram mais de 17.000 trânsitos até junho deste ano.
Os navios porta-contêineres continuam entre os principais clientes do Canal ampliado, com 46,59% dos trânsitos, seguidos pelos navios a gás liquefeito de petróleo (GLP) com 22% e os navios a gás natural liquefeito (GNL) com 10,99% dos trânsitos.
Após sua expansão, o Canal do Panamá aumentou o comprimento máximo das eclusas do Neopanamax, que passou de 367,28 metros para 370,33 metros. Atualmente, 96,6% da frota mundial de porta-contêineres pode transitar pela rota interoceânica.
Desde sua inauguração, as eclusas Neopanamax contribuíram com mais de 50% da tonelagem e receita da rodovia interoceânica. Com isso, novos mercados abriram caminho com as fechaduras neopanamax.
O primeiro navio de Gás Liquefeito de Petróleo a transitar pelas novas eclusas foi o "Lycaste Peace", um dia após sua abertura, em 27 de junho de 2016. Um mês depois, em 25 de julho de 2016, o Maran Gas Apollonia Tornou-se o primeiro navio de GNL para transitar na rota interoceânica.
O Canal ampliado também permitiu a passagem pela primeira vez do "Norwegian Bliss", o navio de passageiros de maior capacidade que já transitou pela hidrovia interoceânica.
Além disso, deu lugar às transportadoras de automóveis de maior capacidade do mundo, sendo a primeira a “HÖEGH TARGET”.
Recentemente, o navio porta-contêineres de maior capacidade que transitou pelo Canal expandido até hoje é o “CMA CGM ZEPHYR” com 16.285 teus.
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