quarta-feira, 15 de junho de 2022

Argentina começa implantação do sistema Open Acess para trens de carga entre Rosario e Bahia Blanca

O Ministério dos Transportes da Argentina iniciou a primeira etapa de implantação

do sistema Open Access nos trens de carga que ligam Rosário e Bahía Blanca. Desta forma, foi aprovada a taxa para a fase inicial de acesso ferroviário aberto, mecanismo conhecido como Acesso Aberto. Isso se aplicará uma vez que a Belgrano Cargas y Logística S.A. premiar a operação do serviço, iniciando a transição para um sistema gerador de novos atores, a possibilidade de aumentar a carga e fortalecer um transporte multimodal integrando portos e nós logísticos.

Desta forma, pretende-se reduzir em 1 hora e 25 minutos o serviço que liga Retiro e Rosário. A medida faz parte do Plano de Modernização do Transporte Ferroviário que é promovido em todo o país para melhorar a experiência de viagem na Argentina.

Os trens continuarão saindo todos os dias às 15h15 do terminal Retiro, correspondente à linha San Martín, e chegarão a Rosario Norte às 22h05. Por outro lado, de Rosário sairão à 1h50, chegando a Buenos Aires às 8h40. Da mesma forma, a rota do serviço ferroviário tem paradas em: Campana, Zárate, Lima, Baradero, San Pedro, Ramallo, San Nicolás, Empalme Villa Constitución, Arroyo Seco e Rosario Sur.

Um mês depois que o Estado Nacional da Argentina, através de Trenes Argentinos, assumiu a operação do serviço ferroviário que liga Retiro e Rosário, já conseguiu reduzir o tempo de viagem em 20% a partir de 1º de julho, o que representa uma redução de 1 hora 25 minutos para cada usuário.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário