A DTA
Engenharia iniciou no último fim de semana o serviço de dragagem de manutenção
de berços de atracação no Porto de Santos. Os trabalhos começaram pelos berços
de atracação da Brasil Terminal Portuário (BTP), na margem direita do porto.
Os trabalhos foram iniciados durante
as janelas de operação, para permitir o mínimo de impacto nas atracações. O
objetivo é manter o complexo portuário paulista funcionando enquanto os
serviços de manutenção acontecem.
Segundo o presidente da Santos Port
Authority (SPA), Fernando Biral, a obra será realizada de forma coordenada com
a programação das embarcações, de forma que toda a logística aconteça sem
interferências. “O novo ciclo de dragagem assegura pelos próximos 24 meses as
condições de navegação e atracação para que os operadores portuários em Santos
possam desempenhar com eficiência o seu importante papel na logística
nacional”, explicou.
O contrato de manutenção com a DTA
foi assinado dia 8 de janeiro, mas estava sub judice. A liminar que impedia o
início dos trabalhos foi cassada no dia 23 de abril e, no dia 29 de abril, foi
assinada a ordem de serviço para a mobilização dos equipamentos de berços.
O prazo de validade do contrato é de
24 meses e prevê a manutenção das profundidades do canal de navegação e berços
de atracação do Porto de Santos. A dragagem é um serviço realizado de forma
contínua e ininterrupta. Devido às características do estuário santista, com
assoreamento constante - agravado no período de outono e inverno -, é
necessário garantir cotas mínimas para a navegação.
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