O
setor de alimentação, um dos mais expressivos e consolidados no franchising
brasileiro, continua crescendo, mas em um ritmo menor. Em 2014, o segmento
atingiu o faturamento de R$ 25,6 bilhões no mercado de franquias do Brasil,
representando um crescimento de 6,8%, de acordo com a Associação Brasileira de
Franchising (ABF). Segundo o balanço anual realizado pela entidade, o setor cresceu 7,7% em
2014, atingindo o faturamento de R$ 127,3 bilhões. Só no ramo de alimentação, o
número de marcas no Brasil teve um aumento de 7,5% e em unidades de 8,4%.
Com
base nos dados do mercado de alimentação, destacaram-se as redes, Los Paleteros, Patroni e Let’s Eat, que
tiveram um crescimento audacioso em 2014. A Los Paletero
foi uma das marcas que ganhou destaque no segmento de franchising após a
explosão do mercado de paletas. A rede, que havia faturado R$ 6,3 milhões em
2013, conquistou um faturamento de R$ 70 milhões e vendeu cerca de 10 milhões
de paletas em 2014. Para 2015, a marca irá dobrar de tamanho ao implantar 75
novas unidades. Além disso, a rede irá apostar em parcerias de co-branding que
visam o lançamento de sabores diferenciados. "O
mercado de sorvetes cresceu 70% nos últimos cinco anos e há uma aposta de
aumento de 24% nos próximos quatro anos. Hoje já contamos com uma aceitação de
95% dos nossos consumidores, o que reforça nossa expectativa em relação à
expansão dos negócios", explicam os sócios Gilberto Verona e Gean Chu, que
estão à frente da marca. A Patroni, maior do segmento de pizzarias no Brasil, completou 30 anos e anuncia a abertura de 95 novas unidades. A Let's, rede de hamburgueria e comida mexicana, que já fatura aproximadamente R$ 700 milhões por mês, pretende crescer 80% em 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário