O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com a vice-secretária de Agricultura dos Estados Unidos, Xochitl Small, no sábado (14), durante uma reunião bilateral no G20 Agro, em Mato Grosso, para discutir a política internacional do etanol.
Fávaro destacou que o etanol é o combustível do futuro: "Recentemente, o Senado aprovou um projeto que incentiva o uso de combustíveis sustentáveis. A parceria com os Estados Unidos pode trazer uma nova perspectiva no que se refere ao etanol", afirmou. Neste ano, Brasil e Estados Unidos comemoram 200 anos de relações diplomáticas.
Na ocasião, a vice-secretária Small ressaltou que os debates no G20 Agro evidenciaram os desafios das mudanças climáticas: "Reconhecemos que há muitas oportunidades aqui e sabemos que devemos continuar esse diálogo", disse.
Complementando, Fávaro afirmou que o G20 Agro apresentou políticas para enfrentar as mudanças climáticas: "Nossa responsabilidade durante essa presidência temporária é mostrar que é possível continuar sendo um grande produtor de alimentos, conciliando preservação e sustentabilidade", destacou.
A Política Nacional de Pastagens Degradadas (PNPD) foi um dos temas da reunião. "Queremos implementar políticas públicas que ajudem no combate às mudanças climáticas, por isso criamos o PNPD. A Embrapa está à frente das estatísticas e levantamentos. Esta é uma oportunidade para investimentos, e gostaríamos que os EUA observassem esse programa com atenção. Dentro dessas políticas, estamos estabelecendo regras de boas práticas sociais, como o incentivo à agricultura de sequestro de carbono", afirmou Fávaro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário