sexta-feira, 6 de setembro de 2024

construção naval tem recorde de encomendas de navios com mais de 1 milhão de teus de nova capacidade em agosto


O setor da construção naval registrou um nível de atividade sem precedentes, com mais de 1 milhão de TEU de capacidade solicitados, estabelecendo um recorde histórico. A Alphaliner salienta que, embora os mercados de fretamento e venda de navios em segunda mão tenham permanecido calmos, influenciados em parte pelas férias de verão no hemisfério norte, a construção de novos navios não deu sinais de abrandamento.

Entre as encomendas realizadas durante o mês destaca-se a participação da MSC, que encomendou nada menos que 645 mil TEUs. A maioria destas novas encomendas foram para navios de grande capacidade, com 57 dos 75 navios encomendados com capacidade igual ou superior a 13.000 TEU.

Em contrapartida, apenas dois pedidos foram para navios menores que 5.000 TEUs. Comparativamente, a atividade de agosto superou a de julho, quando foram contratados 738 mil TEUs, e os meses de junho e maio, que registaram 305 mil e 160 mil TEUs, respetivamente.

Até ao momento, neste ano, foram celebrados contratos de construção para um total de 2,5 milhões de TEUs de nova capacidade, elevando a carteira de encomendas para 7,4 milhões, o que representa 25% da frota atual em serviço. Durante o ano de 2024 foram entregues 337 novos navios, acrescentando um total de 2,1 milhões de TEUs de capacidade adicional em serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário