segunda-feira, 22 de julho de 2024

CMA CGM, Cosco e OOCL fecham acordo de cooperação de navios ante a Comissão Marítima dos EUA


A CMA CGM, Cosco Shipping Lines e OOCL apresentaram um novo Acordo de Cooperação de Navios (VCWA) para a rota entre o Subcontinente Indiano e a Costa Leste dos EUA (USEC) com a Comissão Marítima Federal (FMC) em Washington. Isto depois de a armadora francesa ter encerrado o seu serviço conjunto nesta rota com a Hapag-Lloyd denominado 'Indamex2'/'IN2', respetivamente. Agora, ambas as companhias marítimas oferecerão seus próprios serviços na rota separadamente, com itinerários quase idênticos.

O acordo entre CMA CGM, Cosco Shipping Lines e OOCL será totalmente implementado a partir de março de 2025, quando as companhias marítimas irmãs Cosco Shipping Lines e OOCL deverão fornecer um navio cada para seu serviço conjunto com a CMA CGM. A companhia marítima francesa, por sua vez, vai mobilizar pelo menos sete navios, mas a intenção dos três parceiros é oferecer uma frequência de navegação semanal, o que requer uma frota de onze unidades.

Numa primeira fase, que começa com a partida do “APL Southhampton” de 10.798 TEU, no dia 15 de agosto, do Porto Qasim, no Paquistão, a CMA CGM irá mobilizar nove navios com capacidade nominal média de 8.500 TEU, de acordo com o comunicado à FMC. Isto significa que haverá duas viagens em branco estruturais por ciclo de 77 dias. A companhia marítima já nomeou cinco outros navios até agora com capacidades que variam entre 8.465 e 8.720 TEUs.

A Cosco Shipping Lines e a OOCL utilizarão inicialmente o serviço 'Indamex' da CMA CGM sob os nomes 'IPE' e 'IEX', respectivamente, que estão atualmente utilizando em referência ao serviço conjunto com a Hapag-Lloyd. O itinerário pro forma da CMA CGM inclui escalas em Port Qasim, Nhava Sheva, Mundra, Colombo, Nova York, Norfolk, Savannah, Charleston e Port Qasim.

A Hapag-Lloyd Vale ressalta que iniciará seu serviço independente para a rota Subcontinente Indiano – USEC. sob o nome 'TPI (Indamex)' com a saída do navio “Torrente” de 9.210 TEU no dia 9 de agosto do Porto Qasim. A companhia marítima irá operar dez navios de 8.750 a 9.200 TEUs num serviço semanal com escalas em Port Qasim, Nhava Sheva, Mundra, Nova Iorque (Maher), Norfolk, Savannah, Charleston e Port Qasim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário