A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a Infra S.A assinaram, nessa semana, Acordo de Cooperação Técnica (ACT) por quatro anos. O objetivo é fazer intercâmbio de conhecimentos e experiências e a conjugação de esforços entre as partes para o desenvolvimento de levantamentos, ferramentas de simulação e estudos relacionados aos custos, receitas e investimentos na operação portuária e hidroviária nacional.
As informações coletadas, produzidas e compartilhadas no âmbito do ACT vão servir de subsídio para que a ANTAQ e a Infra S.A. desenvolvam planos, estudos e análises setoriais, bem como à estruturação e avaliação de projetos hidroviários e portuários. O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, pontuou que “para a Agência é muito claro que o ACT vai trazer somente benefícios” e completou elogiando os estudos que são feitos pela Infra S.A para o setor aquaviário.
A ANTAQ é uma parceira de primeira ordem da Infra S.A. É fundamental esse trabalho em conjunto que a gente tem feito. Além disso, é gratificante ver que os projetos que saem aqui da Agência têm tido sucesso absoluto”, destacou o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos. O interesse em firmar esse ACT foi uma ideia proveniente de outro acordo que vigorou entre a Agência e a então Empresa de Planejamento e Logística (EPL) - Infra S.A. -, entre 2016 a 2021, que tinha como finalidade desenvolver o Plano Nacional de Logística Integrada.
Esse tipo de acordo é um instrumento essencial para o alcance de objetivos de interesse público. Com ele, é possível unir esforços e compartilhar dados, informações, conhecimentos e experiências no desenvolvimento de estudos, ferramentas e/ou outros produtos que subsidiem a construção de políticas públicas que tragam resultados efetivos para a sociedade. Estavam presentes na reunião a Diretoria Colegiada da ANTAQ, o diretor-presidente da Infra S.A. Jorge Bastos, e outros representantes da empresa pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário