O secretário estadual de logística e transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, participou, nessa semana, em Porto Alegre, da reunião que formalizou a cedência da área do Porto de Estrela pelo governo do estado à Prefeitura do município localizado no Vale do Taquari. A assinatura contou com a presença do prefeito de Estrela, Elmar Schneider.
A unidade estava inoperante desde o ano de 2014 e em 2020 um contrato de cessão de uso foi firmado entre a antiga Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Estrela para melhor utilização da área. No ano seguinte, houve a criação da Empresa Pública de Logística Estrela (ELOG) para a administração do Porto.
Esse avanço permitiu a atração de investimentos, inclusive para a utilização dos silos que pertenceram a extinta Companhia Estadual de Silos e Armazéns (CESA). Em razão disso surgiu a necessidade da retomada da área por parte do município, setor que é considerado extremamente representativo para a administração municipal.
De acordo com a secretária de desenvolvimento econômico de Estrela, Andressa Traesel, “o Porto está localizado em uma área de entroncamento hidro, rodo, aero e ferroviário, com logística adequada para o desenvolvimento de empresas”. Mesmo que tenha sido afetada pela enchente de maio, ela acredita que a área merece continuar sendo vista com olhar diferenciado.
“Em razão de sua proximidade com a BR 386 e a ERS 453, que faz a ligação com a Serra, estamos em um local estratégico e privilegiado. Precisamos reconstruir a região dos vales e acreditamos fortemente nessa área”, completou Andressa. Ela também fez um agradecimento à Portos RS e ao governo do estado para que o momento fosse concretizado com a assinatura.
Segundo o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, a cedência significa a efetivação da proposta de desenvolvimento de todo o sistema hidroportuário. "Com o repasse dessa área, o município poderá atuar mais fortemente na busca por novos investimentos, fortalecendo e aprimorando a utilização do nosso complexo", avaliou.
Já para o diretor de relações institucionais da Portos RS, Sandro Oliveira, o ato desta segunda-feira foi revestido de um simbolismo muito grande, pois o Porto de Estrela é fundamental para o desenvolvimento da região dos vales. “Tenho certeza que hoje demos o primeiro passo para que o Porto de Estrela volte a ser uma grande opção de transporte para que os produtos gaúchos daquela região tenham mais competitividade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário