A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) recebeu, na sexta-feira (14), o Café Hidroviário. Nesta edição, foi debatido o projeto de concessão da Hidrovia do Rio Madeira. Promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte (Adecon), a iniciativa busca promover diálogos com o setor aquaviário acerca de projetos do setor.
Durante a conversa, o diretor-geral da Agência, Eduardo Nery, ressaltou a importância da aprovação dos estudos do projeto de concessão da Hidrovia do Rio Madeira na reunião de diretoria na última quinta-feira (13) e posterior encaminhamento ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para análise de adequação a políticas públicas do setor.
O secretário nacional de Hidrovias e Navegação do MPor, Dino Antunes, também mostrou entusiasmo com o projeto e destacou os benefícios da concessão para os moradores e para as empresas que movimentam carga na hidrovia. Além disso, ele afirmou que o ministério deve analisar os autos encaminhados pela ANTAQ com celeridade. Participaram ainda do Café Hidroviário, membros da INFRA S.A., associações e entidades ligadas ao setor aquaviário e representantes do setor privado.
Pelo projeto da Hidrovia do Rio Madeira ficou definido que somente será feita cobrança de tarifa para movimentação de cargas quando a concessionária vencedora da licitação iniciar a prestação de serviço. Para o transporte de passageiros foi estabelecido que não haverá cobrança. Além disso, a concessão vai garantir melhora na capacidade de escoamento da produção de grãos dos estados do Mato Grosso e de Rondônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário