A PortosRio marcou presença, na semana passada, na Missão Inversa organizada pelo Governo Espanhol através do ICEX, sua agência de fomento. O evento reuniu portos brasileiros e colombianos, proporcionando uma oportunidade única de conhecer os projetos em curso no sistema portuário espanhol, com destaque para investimentos em descarbonização e iniciativas de integração porto-cidade. O superintendente de Gestão Estratégica, Luis Cesar Fonseca, apresentou à audiência composta por empresas espanholas e startups a carteira de investimentos da Autoridade Portuária, com ênfase em tecnologia e infraestrutura.
No setor de tecnologia, a PortosRio está conduzindo um projeto de mais de 30 milhões de euros para o período de 2024-2026, que inclui a implementação do VTMIS e a modernização da gestão do ISPS-Code, em especial no Porto de Itaguaí. Quanto à infraestrutura, foram destacados os projetos de dragagem e a segunda fase do reforço estrutural do Cais da Gamboa, que juntos representam um investimento superior a 100 milhões de euros.
Além disso, foram apresentadas ao público espanhol as oportunidades de investimentos decorrentes da carteira de arrendamentos e do aproveitamento das áreas disponíveis no Porto de Itaguaí, especialmente aquelas relacionadas ao potencial de Hidrogênio Verde. A missão também incluiu reuniões com o Puertos del Estado, equivalente à Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Brasil, e com as Autoridades Portuárias de Barcelona e Valência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário